Colaboradores das áreas agrícolas, industrial, administrativa, recursos humanos e diretoria do Grupo Barralcool, marcaram presença na 1ª Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, realizado nos dias 15 e 16 de agosto, em Cuiabá (MT). Com uma série de painéis, o evento destaca a habilidade do Brasil e do Mato Grosso em integrar práticas sustentáveis em diferentes segmentos do agronegócio, além de soluções que alinhem sustentabilidade e inovação.
Organizado pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Congresso destacou temas como biocombustíveis, transição energética, bioeconomia, inovação industrial, economia circular e irrigação, além dos desafios da agroindustrialização.
Um dos pontos fortes do evento foi o destaque para o etanol como biocombustível limpo e em expansão, a qual se projeta em máquinas e implementos agrícolas. Além disso, foi discutido desafios frente a demanda crescente por alimentos até 2050, período em que a população mundial terá um aumento significativo em 2 bilhões de pessoas.
Os painéis reforçaram também a liderança global de Mato Grosso em produção agrícola, onde a transição para a agroindustrialização será inevitável, bem como a capacidade de transformar commodities agrícolas, como o milho, em produtos de alto valor agregado, a exemplo do etanol.