Sucesso na região de Sertãozinho (SP), região polo do setor sucroenergético, o programa de Transformação Digital objetiva a modernização nos processos operacionais e de manutenção. Em parceria com o SENAI, o Grupo Barralcool deu início a este programa buscando soluções para maior produtividade e qualidade.
Em busca constante por inovação e novas tecnologias para fortalecer o Grupo, diretores, gerentes, líderes, coordenadores e colaboradores participaram de um Workshop. Realizado no dia 17 de outubro em Barra do Bugres com representantes do SENAI de Sertãozinho (SP) e Cuiabá, o encontro possibilitou expandir o conhecimento sobre o programa e traçar metas para concretização.
TRABALHO CONTÍNUO – Os investimentos na tecnologia da Indústria 4.0 já estão presentes no Grupo Barralcool desde a Safra de 2020, quando a empresa adquiriu novos equipamentos para o Laboratório Industrial. Após grande desempenho e resultados com a aplicação da inteligência artificial, novos equipamentos foram introduzidos para a safra de 2022/2023.
Já em maio de 2023, grandes passos foram caminhados a implantação da Transformação Digital, quando o Grupo, junto com outras seis indústrias do Estado, participaram do programa Inovação Aberta Agro.Ind..
Organizado pelo SENAI Hub, o programa visa conectar desafios de processo e segurança das indústrias do agro às soluções oferecidas por startup’s de todo o Brasil. Na ocasião, parques, centros e startups tecnológicas foram visitados nas cidades de Salvador, Joinville e Florianópolis. O objetivo é intensificar a aproximação entre as empresas e o SENAI.
Para que se atinja o patamar de Indústria 4.0, é necessário ter a visão completa do nível tecnológico atual. Para o estudo, foi montado um time multidisciplinar que tem a missão de entregar o Mapa de Maturidade Tecnológica dos setores da indústria após seis meses de levantamento em campo. O trabalho conta com apoio do corpo técnico de especialistas do polo sucroenergético e tecnológico do Instituto Senai de Tecnologia de Sertãozinho (SP).
Conforme o Diretor Industrial, Gabriel Rico Portocarrero, o documento servirá de alicerce para o planejamento e lançamento de um Plano de Transformação Digital que será implantando nas próximas quatro safras.
“Temos pressa. Precisamos nos manter competitivos. Quem não se atualizar vai ficar para trás. Estamos empreendendo esforços e abraçando parceiros fortes, como o SENAI, que nos dá capacidade do salto necessário rumo ao que há de mais moderno em tecnologia. Com isso, fortalecemos ainda mais o estado, trazemos inovação, conhecimento e desenvolvimento para nossa comunidade”, destaca o Diretor.